segunda-feira, 8 de julho de 2013

COMENTÁRIOS DE UM AMIGO


Recebo comentários diversos sobre o blog, a maior parte via email. O comentário a seguir foi enviado por um grande amigo e eu, depois de consulta-lo, publico o que ele me escreveu.
Apesar de ele não se importar, preferi não identifica-lo. O amigo é engenheiro, e é especialista em logística de transporte de produtos. foi superintendente de um grande grupo e cuidava da logística do mesmo, logística nacional e internacional dos produtos do grupo empresarial, um dos maiores do país. Ele tem experiência de trabalhos no Brasil e no exterior.
Transportar produtos ou gente é a mesma coisa, porque lidamos com fluxos de tráfego. Segue o que o amigo escreveu em azul. E comento a seguir
 -x-x-x-x-x-x-x-
Mauricio,
Li seu Blog e achei ótimo. 
Vem de encontro ao que penso em termos de logística para deslocamento de pessoas no Rio de Janeiro.
O caos está instalado há muito tempo. São décadas de incompetência, descaso, falta de planejamento e absoluta falta de respeito com a coisa pública. Mesmo agora, em pleno século vinte e um, a nossa prefeitura, confirmando o que citei antes, está gastando bilhões construindo quilômetros de linhas de BRT, optando mais uma vez pelo ônibus, sabidamente poluente, ineficiente e insuficiente  para as rotas em que foi instalado. Você citou, com razão, a grande garagem em que se transformou o centro da cidade ao longo do dia. O mesmo, pasme, acontece com os BRT que superlotam todas as tardes, a partir de 14h o pátio do terminal Alvorada, transformando-o em uma imensa garagem. Além disso, é só fazer uma pesquisa séria entre os usuários para constatar a insatisfação com o serviço, principalmente aqueles que dependem de pegar o BRT em qualquer estação intermediária na hora do rush. Simplesmente não conseguem entrar, de tão lotado. Como se não bastasse foi mal projetado com frequentes acidentes, muitos fatais, que ocorrem desde a sua implantação. É mais uma obra pública feita com uma visão míope, sem perspectiva de longo prazo. Acabou de ser inaugurada e já é insuficiente para atender à demanda. Além disso, tem um outro sub produto, não menos importante: bloqueando uma pista da já congestionada Av. das Américas, transformou o transito da Barra num caos.
Como disse, falta seriedade no planejamento de transporte de massa no Rio de Janeiro. Existem exemplos de cidades como Nova York, por exemplo, que resolveu o problema de circulação de ônibus na cidade: contratou uma empresa especializada em estudos de racionalização logística de Chicago (eu conheço o presidente dessa empresa) que fez o trabalho correto: reduziu a quantidade de ônibus, aumentou o número de viagens, racionalizou os itinerários e por conseguinte reduziu as tarifas, melhorando o nivel de serviço.
Aqui, a impressão que dá é que não há interesse de resolver, ou há outros "interesses" em jogo.
Veja, por exemplo, os trens urbanos da zona oeste e baixada: por que os bairros atendidos por essas linhas são os que mais tem linhas de ônibus ligando ao centro da cidade? a resposta é óbvia: ineficiência do transporte ferroviário. Mas por que não dotar essas linhas de maior eficiência? ou melhor, por que não transformá-las em metrô de superfície com trens em intervalos de 3 a 4 minutos? certamente o investimento será infinitamente menor que construir novas linhas. Seria a providência necessária para livrar o Centro do caos.
Essa é uma pequena amostra de como a coisa pública é tratada nesse país.
Parabéns pelo blog e um abraço.
-x-x-x-x-x-x-x- 
Não precisaria escrever mais nada, mas vai um comentário adicional. No BRT da Av. das Américas, para encurtar prazos e custos, eliminaram uma faixa das pistas centrais. Ou seja, menos espaço para os outros veículos, não importam quais sejam. O certo seria usarem parte do canteiro central, aliás como usaram para as estações.
Enfim, como disse o amigo, falta realmente planejamento. No mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário