Recebo comentários diversos sobre o blog,
a maior parte via email. O comentário a seguir foi enviado por um grande amigo
e eu, depois de consulta-lo, publico o que ele me escreveu.
Apesar de ele não se importar, preferi
não identifica-lo. O amigo é engenheiro, e é especialista em logística de
transporte de produtos. foi superintendente de um grande grupo e cuidava da
logística do mesmo, logística nacional e internacional dos produtos do grupo
empresarial, um dos maiores do país. Ele tem experiência de trabalhos no Brasil
e no exterior.
Transportar produtos ou gente é a mesma
coisa, porque lidamos com fluxos de tráfego. Segue o que o amigo escreveu em
azul. E comento a seguir
Mauricio,
Li seu Blog e achei
ótimo.
Vem de encontro ao que penso
em termos de logística para deslocamento de pessoas no Rio de Janeiro.
O caos está instalado há muito
tempo. São décadas de incompetência, descaso, falta de planejamento e absoluta
falta de respeito com a coisa pública. Mesmo agora, em pleno século vinte e um,
a nossa prefeitura, confirmando o que citei antes, está gastando bilhões
construindo quilômetros de linhas de BRT, optando mais uma vez pelo ônibus,
sabidamente poluente, ineficiente e insuficiente para as rotas em que foi
instalado. Você citou, com razão, a grande garagem em que se transformou o
centro da cidade ao longo do dia. O mesmo, pasme, acontece com os BRT que
superlotam todas as tardes, a partir de 14h o pátio do terminal Alvorada,
transformando-o em uma imensa garagem. Além disso, é só fazer uma pesquisa
séria entre os usuários para constatar a insatisfação com o serviço,
principalmente aqueles que dependem de pegar o BRT em qualquer estação
intermediária na hora do rush. Simplesmente não conseguem entrar, de tão
lotado. Como se não bastasse foi mal projetado com frequentes acidentes, muitos
fatais, que ocorrem desde a sua implantação. É mais uma obra pública feita com
uma visão míope, sem perspectiva de longo prazo. Acabou de ser inaugurada e já
é insuficiente para atender à demanda. Além disso, tem um outro sub produto,
não menos importante: bloqueando uma pista da já congestionada Av. das
Américas, transformou o transito da Barra num caos.
Como disse, falta seriedade no
planejamento de transporte de massa no Rio de Janeiro. Existem exemplos de
cidades como Nova York, por exemplo, que resolveu o problema de circulação de
ônibus na cidade: contratou uma empresa especializada em estudos de
racionalização logística de Chicago (eu conheço o presidente dessa empresa) que
fez o trabalho correto: reduziu a quantidade de ônibus, aumentou o número de
viagens, racionalizou os itinerários e por conseguinte reduziu as tarifas,
melhorando o nivel de serviço.
Aqui, a impressão que dá é que
não há interesse de resolver, ou há outros "interesses" em jogo.
Veja, por exemplo, os trens
urbanos da zona oeste e baixada: por que os bairros atendidos por essas linhas
são os que mais tem linhas de ônibus ligando ao centro da cidade? a resposta é
óbvia: ineficiência do transporte ferroviário. Mas por que não dotar essas
linhas de maior eficiência? ou melhor, por que não transformá-las em metrô de
superfície com trens em intervalos de 3 a 4 minutos? certamente o investimento
será infinitamente menor que construir novas linhas. Seria a providência
necessária para livrar o Centro do caos.
Essa é uma pequena amostra de
como a coisa pública é tratada nesse país.
Parabéns pelo blog e um
abraço.
Não precisaria escrever mais nada, mas vai
um comentário adicional. No BRT da Av. das Américas, para encurtar prazos e
custos, eliminaram uma faixa das pistas centrais. Ou seja, menos espaço para os
outros veículos, não importam quais sejam. O certo seria usarem parte do
canteiro central, aliás como usaram para as estações.
Enfim, como disse o amigo, falta
realmente planejamento. No mínimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário