sábado, 20 de julho de 2013

PORQUE A ROCINHA PODE TER GANHO E A BARRA DA TIJUCA, IPANEMA E LEBLON PERDERAM


Como todos estão fazendo, eu acompanho as recentes manifestações procurando entender o que ocorre, e identificar os anseios gerais.
Sou da geração que foi para as ruas nos anos 1960, estudei em um colégio onde as discussões políticas faziam parte de nosso cotidiano desde os 11 anos de idade. E acredito que isto foi muito bom para todos os que passaram pelo CAp/UFRJ naqueles anos. Independentemente de posições ideológicas, ajudou a formar uma turminha muito observadora e com uma visão ampla e crítica sobre quase tudo. E nossos professores nos ensinaram a observar os fatos analiticamente.
Dessas manifestações que acontecem diuturnamente, para mim a mais interessante foi a da população da Rocinha, que fez uma passeata de São Conrado até a porta da casa do Governador do Estado do Rio, no Leblon. A reclamação básica era: “Não ao teleférico, e mais saneamento e creches”.
Isto me impressionou por ser uma coisa direta e expressão da vontade de uma comunidade. Abro um parênteses. Acho ridículo a imprensa carioca usar a palavra comunidade como eufemismo para favela. Ora bolas, todos nós vivemos em comunidade. Ou não? Favela, é favela. Pode ser a comunidade da Rocinha, do mesmo jeito que existe a comunidade do Leblon, só para citar os 2 extremos sociais e bem próximos.
Mas voltando à passeata da comunidade da Rocinha, lembro das reclamações das comunidades da Barra (principalmente), Ipanema e Leblon, no tocante ao traçado da Linha 4 do Metrô.
Foram feitas audiências públicas para se discutir o traçado da linha, e apesar das negativas e críticas das referidas comunidades, bem como de diversos técnicos em transportes de massa, a Linha 4 está sendo feita da maneira que o Estado bem entendeu.
Então para que fazer uma audiência pública? Na verdade foi um “édito imperial”. Lembro que a figura da audiência pública foi introduzida pela Constituição de 1988 (Art. 58,  § 2o) para aprimorar os processos legislativos. Por ter sido uma boa ideia, a prática espraiou-se e diversos níveis e instâncias de governos a adotaram, e até a regulamentando em leis e diversas normas.
Acho a audiência pública uma boa alternativa e uma forma direta de se ouvir a população, ao contrário de referendos e plebiscitos. Estes devem ser realizados para os macro assuntos e as audiências públicas para os micro assuntos.
Voltando ao assunto Linha 4. Barra, Ipanema e Leblon foram contra o traçado desta linha, que na verdade se torna uma extensão da Linha 1. Os técnicos foram contra mas nosso metrô é uma grande cobra serpenteando pela cidade. E de que adiantaram as diversas audiências públicas. A única coisa que nossas autoridades disseram é que havia um estudo de fluxos que comprovava que esta seria a melhor alternativa. Mas, onde está este estudo? Por que não o colocam na internet à disposição de todos. Que metodologia foi utilizada? Quem o fez? Quando e onde foram feitas as pesquisas de campo? Quais as técnicas de amostragem utilizadas? O que pergunto aqui é o básico de qualquer estudo e qualquer garoto ao fazer seu trabalho final de graduação tem que lidar com estas perguntas (ou algumas delas).
Enfim, as audiências públicas realizadas foram meros comunicados oficiais do que iria ser feito.
Mas e na Rocinha? Lançaram um PAC 2, a nossa Presidente veio ao Rio e anunciou numa solenidade a construção do teleférico no local. E o que a população fez na primeira oportunidade? Fez passeata pedindo saneamento básico e creches. E o mais importante foi que a imprensa entrevistou os manifestantes e a maior parte não descartou a construção do teleférico. Mas simplesmente colocaram que o teleférico será bom somente após de terem saneamento básico e mais creches públicas.
Ou seja, a Rocinha, cartesianamente, colocou suas prioridades. Acredito que, ante as recentes manifestações e ante a um desejo tão explícito como este, a Rocinha ganhará seu saneamento básico e ganhará suas creches. E a Barra, Ipanema e Leblon perderam nas suas demandas.
Por fim, eu só espero que, em função dos enormes recursos que estão sendo gastos nesta “Linha 4”, não esqueçam de fazerem as devidas obras que permitam interligações com Tijuca e Laranjeiras, na futura Estação Gávea. O traçado desta “Linha 4” só se justifica se no futuro haja interligações da Gávea para Tijuca e Laranjeiras / Botafogo. Mas isto será assunto de um outro post.

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