domingo, 20 de agosto de 2017

ESTOU DE VOLTA (A experiência portuguesa)

Depois de um longo período de ausência, estou de volta. E qual o motivo da volta?

Estou terminando uma temporada em Portugal. No dia de minha volta terão sido 11 meses e 8 dias, ou mais precisamente 343 dias.


Temporada muito boa, com alguns percalços pessoais, uns pequenos outros e muito tristes. Mas a vida é feita destes aprendizados.


E o maior aprendizado foi redescobrir Portugal. Na verdade, eu passei a conhecer o verdadeiro Portugal.


E pretendo compartilhar com vocês o que vi por aqui, principalmente quanto ao foco deste blog, a infraestrutura para o cidadão.


Já tinha pensado em voltar a escrever aqui, mas a falta de tempo, e as ajudas à pessoa que possibilitou este período por aqui, a minha mulher, me impediram de concretizar este desejo. Agradeço muito a ela.


Mas faltando pouco mais de 10 dias para o meu retorno ao Brasil, vou começar a compartilhar com vocês as coisas de um país muito interessante e que, por mais que vocês não acreditem, sempre esteve na vanguarda de muitas coisas no mundo. Um parênteses - quando eu comento isso com alguns portugueses, eles me olham meio desconfiado sobre o brasileiro meio doido, falador. Mas quando os confronto com alguns dados, eles acabam concordando comigo.


Logo de saída, recomendo a todos que leiam um livro - foi o primeiro de muitos que adquiri por aqui - chamado "A Primeira Aldeia Global (Como Portugal Mudou o Mundo)", de Martin Page. O mais interessante é que o livro também foi lançado em conjunto com uma edição em inglês (The First Global Village). O autor é um jornalista inglês que teve o primeiro contato com os portugueses nas guerras coloniais da África. Martin Page, na introdução, conta de forma hilária o primeiro contato que teve com portugueses.


O livro descreve a história de Portugal desde o século  IV AC, e vem até os dias recentes. É um livro de 2002, mas já está na 22ª edição.


Tenho indicado este livro até para portugueses. Numa volta inesperada que tive que fazer ao Brasil, e meus amigos sabem o motivo, comprei um exemplar do livro em Lisboa em uma livraria para presentear meu amigo (e parceiro de negócios) Sérgio Leite. Sérgio será um personagem mais ou menos constante deste blog, e vocês saberão o porquê nas próximas postagens. Mas, nesta livraria, a vendedora me falou que a livraria vendia a cada 3 meses um pacote de 200 exemplares em inglês para a EDP, uma empresa de geração e distribuição de energia de Portugal. A EDP presenteia visitantes estrangeiros com um exemplar do livro, para que os visitantes entendam o que realmente é Portugal, e o que é o "espírito português".


Bem, é isso. Compartilharei com quem me ler sobre o que é Portugal, como funciona a sua infraestrutura (e outras coisas) e, isto comparado com o Brasil. O Brasil está num momento conturbado, mas espero que, havendo bonança, surja um governo voltado realmente para o cidadão, atento à coisas básicas na infraestrutura do dia a dia, que tanto nos atormentam.


Só para colocar água na boca de quem me lê. Portugal está muito, mas muito mais arrumado do que nós.


Porto, 20.08.2017


4 comentários:

  1. Mauricio, toda a noite eu agradeço a Deus por ter sido Portugal quem encontrou o Brasil

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este início. Mal posso esperar pela continuação.

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vindo meu amigo já não era sem tempo que aguardávamos o retorno do casal abraço Gevaerd

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a vocês e hoje já tem mais um post.

    ResponderExcluir